O que alguns séculos atrás era apenas um pântano transformou-se em um dos bairros mais importantes da região central da capital paulista. Conhecido como Campo de Guaré, recebeu este nome devido às inundações que sofria com as cheias dos rios Tiête e Tamanduateí. Seu surgimento se deu exatamente em 1600, quando foram doados a Antonio Camacho duzentos lotes de terras. Em 1601, Domingos Luiz e sua esposa Ana se mudaram do Ipiranga para o bairro. Dois anos mais tarde Luiz ergueu uma pequena capela em homenagem a sua santa de devoção, Nossa Senhora da Luz, e assim ficou definido que aquela região se chamaria Bairro da Luz.
Ferrovia
Em 1860 teve início a construção da A Companhia Ferroviária de São Paulo, por iniciativa do Barão de Mauá, em associação com o capital inglês, para o escoamento da produção cafeeira do interior para o porto de Santos, ou seja, levava o café para o litoral para ser exportado.
O Bairro Luz possui duas Estações ferroviárias - JULIO PRESTES que foram criadas pelo Barão de Mauá e pelos europeus.
Onde os europeus importaram as peças para São Paulo e aqui foi iniciada a montagem da Estação.
Dessa forma, o bairro recebeu em 1865 a Estação da Luz, o que gerou profundas mudanças no bairro. A área se valorizou e a administração pública realizou obras de melhoria integrando o bairro ao centro da cidade. O comércio no entorno da estação diversificou-se para atender os viajantes com hotéis e restaurantes.
O Lado obscuro do Bairro da Luz
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